segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Gravidez na Adolescência

Muitas vezes, a gravidez na adolescência ocorre de forma inesperada e indesejada. Porém devemos entender que esse não é um problema exclusivo das meninas porque, apesar de os meninos não possuírem as mesmas condições biológicas que elas, um filho não é concebido por uma única pessoa. Com isso devemos entender, que não é apenas a vida da menina que sofre mudanças, mas também a do pai e de ambas as famílias que passam a lidar com uma situação imprevista e inesperada.
Será que no mundo moderno de hoje temos realmente as devidas informações sobre assuntos que eram considerados tabus a alguns anos atrás? Há ainda muita fragilidade e desinformação quando o assunto é sexo. Muitas vezes, a escola se preocupa muito mais em passar matérias que caem no vestibular do que problemas de cunho social. Com isso, temas como sexualidade, drogas, entre outros ficam restritos a projetos e feiras de ciências, etc. O governo, por sua vez, se limita às campanhas esporádicas que visa apenas métodos contraceptivos e não primam pela conscientização. Os pais, muitas vezes devido sua formação moralista possuem dificuldades de abordar este tema com seus filhos. Diante disso, cada vez mais cresce o número de pais adolescentes.
Ter um filho requer além do desejo do pai e da mãe, planejamento. Quando esse planejamento não ocorre, os problemas podem aparecer logo no começo da gravidez. Estes problemas podem vão desde um aborto espontâneo, que pode ocorrer devido a desinformação ou ausência de acompanhamento médico ou até o risco de vida, causado por atitudes desesperadas e irresponsáveis como a ingestão de medicamentos abortivos.
O aborto, além de não ser legalizado em nosso país, é uma das principais causas de morte em gestantes. Outro problema é a rejeição das famílias, onde na verdade, nesse momento, os pais deveriam propiciar toda atenção e assistência a seus filhos. Em outras situações, a solução dada pelos pais é o casamento forçado, embora essa prática venha diminuindo cada vez mais.
A adolescência é o momento onde nos preparamos para a formação escolar e mercado de trabalho. A ocorrência de uma gravidez nessa época, pode atrasar ou até mesmo interromper esses processos, comprometendo o início da carreira ou o desenvolvimento profissional.

Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário